domingo, 9 de dezembro de 2012

Infância Clandestina (2011/2012)


"O primeiro amor pode ser o último"

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1726888/
Trailerhttp://www.youtube.com/watch?v=JIX72XzUFD4
Diretor: Benjamin Ávila
Países: Argentina, Brasil e Espanha
Gênero: Drama/Histórico
Duração: 110 minutos

CONTÉM SPOILERS!

Novamente o cinema argentino me surpreende. Não sei dizer qual o primeiro filme argentino que assisti, mas gostei muito de todos os últimos que vi. Um deles que me chamou atenção especial foi Medianeras, uma era de amor digital em Buenos Aires, mas depois eu falo desse filme; agora vou falar da Infância Clandestina vivida por Juan, ou seria melhor dizer Ernesto Estrada?

O filme se passa em 1979, na Argentina. Ele conta a história de uma família de guerrilheiros (Montoneros) sobre o ponto de vista do filho mais velho de um casal líder de uma revolução de esquerda. Após serem exilados da Argentina e viverem em Cuba por um tempo acabam voltando sobre uma falsa identidade. Nisso o pequeno Juan passa a ser Ernesto. Ele frequenta a escola e acaba se apaixonando por Maria, irmã de um de seus amigos. No desenrolar do filme é mostrado todo o processo de apaixonar de Juan, os conselhos dados a ele por seu Tio Beto, que os ajudou a voltar a argentina, o quanto fica maravilhado ao vê-la se apresentar numa competição de ginástica olímpica, o brilho em seus olhos ao olhar para ela, o quanto gosta de dançar com ela e toda a forma como se aproxima de forma a conquista-la.

Aproximadamente no meio do filme, quando Juan está em um acampamento da escola, acontece um evento trágico que leva sua família a se esconder e passar alguns dias escondidos sobre o pretexto de que o avô havia falecido. Eles fogem e ao retornar para casa Juan tenta se comunicar com Maria levando uma bronca de sua mãe dizendo que isso não era hora para essas coisas, ele chateado com tudo que está acontecendo pega algum dinheiro escondido dos pais e foge com Maria para um parque de diversões, onde conta para ela o quão verdadeiro é o seu amor, chamando-a a abandonar tudo e fugir com ela para o Brasil, lugar que era o sonho dela conhecer. Ela se assusta com a declaração dele de que ele é ele, mas diferente, e ele acaba voltando para casa desolado.

Alguns dias depois enquanto alimentava sua irmã Vicky, Juan/Ernesto vê uma notícia na TV que informa sobre a captura e morte de um famoso líder revolucionário. Era seu pai. Sua mãe, que antes aparentava apoiar a causa com todas as forças começa a duvidar de seus ideais e a queimar todas as evidências de seu passado guerrilheiro. Nisso se passam alguns dias e a polícia invade a casa onde moravam, a mãe de Juan é morta e ele é encontrado escondido e levado para questionamento sendo liberado depois na frente da casa de sua avó que sempre foi contra a participação da família na guerrilha. O filme acaba com a avó de Juan perguntando "quem é?" repetidas vezes após ele bater na porta e ele exitando como se não soubesse realmente quem é para poder responder a pergunta dela. O filme é baseado em fatos reais, na infância do diretor.

Esse com certeza é um filme que recomendo. A fotografia foi muito bem feito, a trilha sonora condiz com os momentos do filme e tem músicas belíssimas em espanhol e apesar de ter uma história relativamente simples consegue transmitir muito fortemente os sentimentos que o personagem principal está sentindo. Aparentemente o filme vai concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Espero que ganhe, pois é um filme realmente muito bom. Caso ache as músicas depois as posto aqui.

Um comentário:

  1. Uau! Adorei e super vou atrás pra assistir esse filme logo.. Realmente, parece muito bom! :)

    ResponderExcluir