domingo, 9 de dezembro de 2012

Girls - 1a temporada




CONTÉM SPOILERS!

Girls é um seriado de comédia que trata da vida de quatro amigas que vivem em New York. Todas elas com pouco mais de vinte anos e tentando estabelecer suas vidas. Elas são:

Hannah (Lana  Dunham): é formada em letras há dois anos, seu sonho é se tornar uma grande escritora. Seus pais a sustentam desde sempre, pois seu trabalho é não remunerado, porém eles decidem parar de sustentá-la do nada e ela precisa conseguir um emprego e uma maneira de pagar o aluguel. Na sua procura por um emprego acaba tendo um chefe que tem mania de dar tapinhas nos peitos e bunda das funcionárias e acaba se auto-demitindo ao tentar viver a história e se oferecer para fazer sexo com ele. Ela, mesmo quando questionada pelos pais, não conta sobre suas dificuldades financeiras e tem o aluguel pago novamente por sua colega de quarto Marnie.

Desde sempre se incomoda com o seu peso e no colegial acaba fazendo várias tatuagens para fazer com que as pessoas não reparem em seus quilinhos a mais e sim em suas tatuagens. Um de seus ex-namorados da faculdade, Elijah, acaba passando HPV (uma doença que da verrugas vaginais para mulheres) para ela e ao ir conversar com ele sobre isso acaba descobrindo que ele saiu do armário e é gay.

Hannah é a personagem principal da série e outro ponto que também é tratado frequentemente nos episódios é seu relacionamento com Adam, um esquisitão alto. No começo da temporada ele é apresentado como um cara que não quer absolutamente nada com ela tirando sexo (cena que aparece várias vezes em diversos episódios de uma maneira nada sexy e bastante brutal). Podemos ver o quanto ela se incomoda com o fato dele não responder seus SMSs assim como nunca estar presente, tanto que ela se envolve com outro cara (Eric, o farmacêutico) para tentar achar um pouco de romance, mas percebe que ele é "tradicional" demais para ela. Adam acaba se mostrando um personagem mais sensível do que o esperado, e com um passado sobre o qual Hannah não tinha ideia, quando começam a namorar. A temporada termina com os dois brigando, pois Hannah não percebeu o quão grande era o sentimento de Adam por ela.


Marnie (Allison Williams): Marnie é uma das melhores amigas de Hannah e elas moram juntas apesar de serem bastante diferentes. No começo da temporada ela namora com Charlie, um romântico e gentil músico que fez a escolha de ficar com ela, porém depois de um namoro de quatro anos ela está cansada disso e quer um homem que seja mais homem. Eles acabam terminando quando Ray (amigo de Charlie) encontra e lê o diário de Hannah onde estão escritas coisas sobre o relacionamento de Charlie e Marnie que o machucam.

Marnie é a mais careta entre as quatro meninas, tem um emprego estável e paga o aluguel do apartamento dela e de Hannah várias vezes, porém ao conversar com Jessa uma vez ela conta o quão incomoda de nunca ser chamada para fazer uma tatuagem da amizade ou qualquer coisa não careta. Nisso Jessa diz para ela sair da cabeça dela e viver mais o momento, elas saem e acabam sendo cantadas por um cara em um bar, na casa dele acabam se beijando e ao impedi-lo de participar da "brincadeira" são expulsas.

No final da temporada Marnie e Hannah brigam feio e ela acaba saindo do apartamento e se mudando para a casa de Shoshanna até achar outro lugar para morar.

Jessa (Jemima Kirke): Jessa é uma personagem muito "livre". No começo da temporada ela havia acabado de chegar de uma viagem a Europa. Ela viaja muito, está sempre fumando maconha e tentando curtir a vida despreocupadamente.

Ela consegue um trabalho de babá, porém perde as crianças em um parque ao se distrair conversando com as outras babás e ao se interessar pelo pai das meninas acaba envolvendo-o numa briga em uma festa em um galpão e acaba sendo demitida.

Tem uma visão bastante liberal sobre sexo e é uma mulher que transa com quem quer, e quando quer. O que é mostrado no seriado várias vezes. Uma quando está prestes a fazer um aborto e conhece um cara em um bar, outra quando um ex-namorado aparece e mesmo estando em um relacionamento sério acaba transando com ela sendo expulso do apartamento depois.


Shoshanna (Zosia Mamet): A Shoshanna é a personagem que menos aparece nessa primeira temporada, é a mais tímida das quatro, uma de suas características marcantes é a velocidade de sua fala: extremamente rápida! Apesar de tímida e aparentemente inofensiva ela ainda se mostra corajosa ao ir sozinha em uma festa enorme e também ao usar uma técnica de defesa que aprendeu em sua aula de kickboxing em um homem de verdade que a estava perseguindo na rua, homem esse que na realidade é Ray (amigo de Charlie) que estava tentando tomar conta dela a pedido de Jessa, pois ela havia fumado crack na festa achando que era maconha.

O seu grande conflito é sua virgindade: ela quer perdê-la, mas não consegue achar nenhum cara que esteja disposto a tirá-la. Todos eles dizem que virgens sangram e/ou se apegam e que com certeza transariam com ela caso não fosse virgem.

No geral achei "Girls" um seriado bem gostoso de assistir e com uma temática interessante. Agora em janeiro sai a segunda temporada, pretendo assisti-la também para ver como vai ser o decorrer da história e como vão se desenvolver os relacionamentos entre as personagens. E o melhor de tudo é que os episódios são curtos, tem no máximo 30 minutos, o que possibilita que sejam assistidos em um almoço ou em qualquer pequeno intervalo que tiver.

Eu diria que mais uma vez a HBO acertou em cheio. Com um elenco nada conhecido e atrizes que  se encaixaram muito bem em seus papéis o seriado consegue fazer o que se propõe. Tratar de temas atuais de uma forma real. Todas as personagens podem ser e são como amigos e conhecidos nossos. As dificuldades que enfrentam são dificuldades reais. Problemas com chefes, aborto, namoros complicados, virgindade, doenças sexualmente transmissíveis entre outros. 

2 comentários:

  1. Não vi esse seriado, mas parece interessante. Faz falta seriados que levem a relação entre meninas a sério e de forma profunda - geralmente rodam em volta de alguns esteriótipos e pode-se dizer que muitos de forma machista. Pareceu interessante :P

    ResponderExcluir
  2. eu AMO Girls!
    eu sou apaixonada pela Jessa, apesar dela me irritar as vezes.
    na verdade, sou apaixonada por um pouquinho de todas - foi exatamente isso que me viciou nesse seriado.
    a Lena é genial.

    ResponderExcluir