quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Curvas da Vida (2012)


IMDBhttp://www.imdb.com/title/tt2083383/?ref_=fn_al_tt_1
Trailerhttp://www.youtube.com/watch?v=Z_o8f6ySSi4
Diretor: Roberto Lorenz
Elenco: Clint Eastwood, Amy Adams e Justin Timberlake.
País: Estados Unidos da América
Gênero: Drama
Duração: 111 minutos

Para quem gosta de baseball é um filme interessante, mas tirando isso acredito que ele não tenha muito a oferecer. A relação entre pai e filho é um tema discutido de uma forma interessante mesmo não sendo o assunto principal do filme e também as consequências de certas atitudes das pessoas, tais quais se dedicar extremamente ao trabalho e esquecer de viver.

O filme conta a história de Gus Lobel (Clint Eastwood) e sua filha Mickey Lobel (Amy Adams). Ele é um olheiro de baseball do time Braves que está prestes a perder seu emprego e ela uma advogada de sucesso que almeja virar sócia da firma na qual sempre trabalhou. Justin Timberlake é Johnny Flanagan, antigo arremessador que acabou tendo um problema no braço, virou olheiro do Red Sox e tem o desejo ser comentarista de Baseball.

Gus não encontra jogadores para o time faz tempo, ele é contra computadores e ainda olha as estatísticas dos jogadores nos jornais, isso faz com que seu trabalho esteja ameaçado. Seu grande problema é sua visão, pois está desaparecendo, ele tem um caso sério de catarata que se não for tratado rapidamente fará com que perca completamente a visão. O "time" lhe dá uma última oportunidade e o manda avaliar um jogador de colegial que pretendem contratar para batedor, pois ele aparenta ser o próximo grande sucesso do baseball, ao mesmo tempo em que fazem isso, mandam um outro olheiro mais jovem para ver se Gus está fazendo seu trabalho direito.

Pete, que também trabalha no time Braves e é um grande e antigo amigo de Gus descobre que ele não está bem e que seu emprego está por um fio. Sabendo disso ele fala com Mickey e pede para que ela ajude o pai, coisa que ela a princípio reluta em fazer, pois está em um momento crucial de sua carreira, a defesa de um caso que fará com que vire ou não sócia da firma onde trabalha e também pois sempre teve um relacionamento muito complicado com Gus desde a morte de sua mãe quando tinha poucos anos de idade.

Mickey acaba indo encontrar Gus e eles juntos fazem a avaliação do jogador. Ela é tão boa olheira quanto ele, pois desde pequena acompanha o pai em seu trabalho. O principal motivo do afastamento de Gus em relação a Mickey é revelado: ele parou de prestar atenção nela por alguns minutos quando a mesma era muito pequena, e ela desapareceu para dentro de um galpão onde ele encontrou um homem acariciando ela e bateu nele até a morte, sentindo-se culpado Gus decidiu se afastar da filha para a proteger de ter um mal pai. Outra história paralela que também se desenvolve é a de um romance entre Mickey e Johnny Flanagan, ex-jogador que havia sido descoberto por Gus.

No final da história o Braves acaba contratando o batedor mesmo contra a vontade de Gus que diz ter encontrado um grande problema no menino, que ele não sabe rebater bolas curvas, e Mickey acaba encontrando um ótimo arremessador em um local inesperado, o "menino do amendoim", que era o jogador que o time realmente precisava, pois estava sem ninguém na posição.

Uma pequena pausa

Estava organizando algumas coisas hoje e vi que assisti mais de 40 filmes no cinema nos últimos três anos, então tenho muito "material" para escrever só da parte de cinema, sem falar de livros e seriados. Vendo o quanto atrasada estou nesse projeto talvez dê uma mudada no estilo dos posts, ou simplesmente escreva menos sobre filmes que não achei tão interessantes, pois além de ser um blog de recomendações, esse também é um blog para auxiliar na minha memória sobre tudo que já vi. Sendo algo bom ou ruim.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Infância Clandestina (2011/2012)


"O primeiro amor pode ser o último"

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1726888/
Trailerhttp://www.youtube.com/watch?v=JIX72XzUFD4
Diretor: Benjamin Ávila
Países: Argentina, Brasil e Espanha
Gênero: Drama/Histórico
Duração: 110 minutos

CONTÉM SPOILERS!

Novamente o cinema argentino me surpreende. Não sei dizer qual o primeiro filme argentino que assisti, mas gostei muito de todos os últimos que vi. Um deles que me chamou atenção especial foi Medianeras, uma era de amor digital em Buenos Aires, mas depois eu falo desse filme; agora vou falar da Infância Clandestina vivida por Juan, ou seria melhor dizer Ernesto Estrada?

O filme se passa em 1979, na Argentina. Ele conta a história de uma família de guerrilheiros (Montoneros) sobre o ponto de vista do filho mais velho de um casal líder de uma revolução de esquerda. Após serem exilados da Argentina e viverem em Cuba por um tempo acabam voltando sobre uma falsa identidade. Nisso o pequeno Juan passa a ser Ernesto. Ele frequenta a escola e acaba se apaixonando por Maria, irmã de um de seus amigos. No desenrolar do filme é mostrado todo o processo de apaixonar de Juan, os conselhos dados a ele por seu Tio Beto, que os ajudou a voltar a argentina, o quanto fica maravilhado ao vê-la se apresentar numa competição de ginástica olímpica, o brilho em seus olhos ao olhar para ela, o quanto gosta de dançar com ela e toda a forma como se aproxima de forma a conquista-la.

Aproximadamente no meio do filme, quando Juan está em um acampamento da escola, acontece um evento trágico que leva sua família a se esconder e passar alguns dias escondidos sobre o pretexto de que o avô havia falecido. Eles fogem e ao retornar para casa Juan tenta se comunicar com Maria levando uma bronca de sua mãe dizendo que isso não era hora para essas coisas, ele chateado com tudo que está acontecendo pega algum dinheiro escondido dos pais e foge com Maria para um parque de diversões, onde conta para ela o quão verdadeiro é o seu amor, chamando-a a abandonar tudo e fugir com ela para o Brasil, lugar que era o sonho dela conhecer. Ela se assusta com a declaração dele de que ele é ele, mas diferente, e ele acaba voltando para casa desolado.

Alguns dias depois enquanto alimentava sua irmã Vicky, Juan/Ernesto vê uma notícia na TV que informa sobre a captura e morte de um famoso líder revolucionário. Era seu pai. Sua mãe, que antes aparentava apoiar a causa com todas as forças começa a duvidar de seus ideais e a queimar todas as evidências de seu passado guerrilheiro. Nisso se passam alguns dias e a polícia invade a casa onde moravam, a mãe de Juan é morta e ele é encontrado escondido e levado para questionamento sendo liberado depois na frente da casa de sua avó que sempre foi contra a participação da família na guerrilha. O filme acaba com a avó de Juan perguntando "quem é?" repetidas vezes após ele bater na porta e ele exitando como se não soubesse realmente quem é para poder responder a pergunta dela. O filme é baseado em fatos reais, na infância do diretor.

Esse com certeza é um filme que recomendo. A fotografia foi muito bem feito, a trilha sonora condiz com os momentos do filme e tem músicas belíssimas em espanhol e apesar de ter uma história relativamente simples consegue transmitir muito fortemente os sentimentos que o personagem principal está sentindo. Aparentemente o filme vai concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Espero que ganhe, pois é um filme realmente muito bom. Caso ache as músicas depois as posto aqui.

Girls - 1a temporada




CONTÉM SPOILERS!

Girls é um seriado de comédia que trata da vida de quatro amigas que vivem em New York. Todas elas com pouco mais de vinte anos e tentando estabelecer suas vidas. Elas são:

Hannah (Lana  Dunham): é formada em letras há dois anos, seu sonho é se tornar uma grande escritora. Seus pais a sustentam desde sempre, pois seu trabalho é não remunerado, porém eles decidem parar de sustentá-la do nada e ela precisa conseguir um emprego e uma maneira de pagar o aluguel. Na sua procura por um emprego acaba tendo um chefe que tem mania de dar tapinhas nos peitos e bunda das funcionárias e acaba se auto-demitindo ao tentar viver a história e se oferecer para fazer sexo com ele. Ela, mesmo quando questionada pelos pais, não conta sobre suas dificuldades financeiras e tem o aluguel pago novamente por sua colega de quarto Marnie.

Desde sempre se incomoda com o seu peso e no colegial acaba fazendo várias tatuagens para fazer com que as pessoas não reparem em seus quilinhos a mais e sim em suas tatuagens. Um de seus ex-namorados da faculdade, Elijah, acaba passando HPV (uma doença que da verrugas vaginais para mulheres) para ela e ao ir conversar com ele sobre isso acaba descobrindo que ele saiu do armário e é gay.

Hannah é a personagem principal da série e outro ponto que também é tratado frequentemente nos episódios é seu relacionamento com Adam, um esquisitão alto. No começo da temporada ele é apresentado como um cara que não quer absolutamente nada com ela tirando sexo (cena que aparece várias vezes em diversos episódios de uma maneira nada sexy e bastante brutal). Podemos ver o quanto ela se incomoda com o fato dele não responder seus SMSs assim como nunca estar presente, tanto que ela se envolve com outro cara (Eric, o farmacêutico) para tentar achar um pouco de romance, mas percebe que ele é "tradicional" demais para ela. Adam acaba se mostrando um personagem mais sensível do que o esperado, e com um passado sobre o qual Hannah não tinha ideia, quando começam a namorar. A temporada termina com os dois brigando, pois Hannah não percebeu o quão grande era o sentimento de Adam por ela.


Marnie (Allison Williams): Marnie é uma das melhores amigas de Hannah e elas moram juntas apesar de serem bastante diferentes. No começo da temporada ela namora com Charlie, um romântico e gentil músico que fez a escolha de ficar com ela, porém depois de um namoro de quatro anos ela está cansada disso e quer um homem que seja mais homem. Eles acabam terminando quando Ray (amigo de Charlie) encontra e lê o diário de Hannah onde estão escritas coisas sobre o relacionamento de Charlie e Marnie que o machucam.

Marnie é a mais careta entre as quatro meninas, tem um emprego estável e paga o aluguel do apartamento dela e de Hannah várias vezes, porém ao conversar com Jessa uma vez ela conta o quão incomoda de nunca ser chamada para fazer uma tatuagem da amizade ou qualquer coisa não careta. Nisso Jessa diz para ela sair da cabeça dela e viver mais o momento, elas saem e acabam sendo cantadas por um cara em um bar, na casa dele acabam se beijando e ao impedi-lo de participar da "brincadeira" são expulsas.

No final da temporada Marnie e Hannah brigam feio e ela acaba saindo do apartamento e se mudando para a casa de Shoshanna até achar outro lugar para morar.

Jessa (Jemima Kirke): Jessa é uma personagem muito "livre". No começo da temporada ela havia acabado de chegar de uma viagem a Europa. Ela viaja muito, está sempre fumando maconha e tentando curtir a vida despreocupadamente.

Ela consegue um trabalho de babá, porém perde as crianças em um parque ao se distrair conversando com as outras babás e ao se interessar pelo pai das meninas acaba envolvendo-o numa briga em uma festa em um galpão e acaba sendo demitida.

Tem uma visão bastante liberal sobre sexo e é uma mulher que transa com quem quer, e quando quer. O que é mostrado no seriado várias vezes. Uma quando está prestes a fazer um aborto e conhece um cara em um bar, outra quando um ex-namorado aparece e mesmo estando em um relacionamento sério acaba transando com ela sendo expulso do apartamento depois.


Shoshanna (Zosia Mamet): A Shoshanna é a personagem que menos aparece nessa primeira temporada, é a mais tímida das quatro, uma de suas características marcantes é a velocidade de sua fala: extremamente rápida! Apesar de tímida e aparentemente inofensiva ela ainda se mostra corajosa ao ir sozinha em uma festa enorme e também ao usar uma técnica de defesa que aprendeu em sua aula de kickboxing em um homem de verdade que a estava perseguindo na rua, homem esse que na realidade é Ray (amigo de Charlie) que estava tentando tomar conta dela a pedido de Jessa, pois ela havia fumado crack na festa achando que era maconha.

O seu grande conflito é sua virgindade: ela quer perdê-la, mas não consegue achar nenhum cara que esteja disposto a tirá-la. Todos eles dizem que virgens sangram e/ou se apegam e que com certeza transariam com ela caso não fosse virgem.

No geral achei "Girls" um seriado bem gostoso de assistir e com uma temática interessante. Agora em janeiro sai a segunda temporada, pretendo assisti-la também para ver como vai ser o decorrer da história e como vão se desenvolver os relacionamentos entre as personagens. E o melhor de tudo é que os episódios são curtos, tem no máximo 30 minutos, o que possibilita que sejam assistidos em um almoço ou em qualquer pequeno intervalo que tiver.

Eu diria que mais uma vez a HBO acertou em cheio. Com um elenco nada conhecido e atrizes que  se encaixaram muito bem em seus papéis o seriado consegue fazer o que se propõe. Tratar de temas atuais de uma forma real. Todas as personagens podem ser e são como amigos e conhecidos nossos. As dificuldades que enfrentam são dificuldades reais. Problemas com chefes, aborto, namoros complicados, virgindade, doenças sexualmente transmissíveis entre outros. 

My Virtual Shelf

Olá,

meu nome é Renata e tenho 20 anos e alguns meses. Era estudante de administração e sou futura estudante de publicidade e propaganda. Meus interesses, desde pequena, sempre variaram muito e sempre tentei entrar em contato com a maior quantidade de coisas quanto fosse possível.

Criei esse blog "My Virtual Shelf" para ajudar a minha memória a manter algum tipo de registro sobre todas essas coisas. Pretendo postar sobre livros, filmes e seriados principalmente, postando eventualmente sobre algumas outras coisas. Quero com o tempo conseguir escrever sobre todos os livros que li até hoje, assim como filmes que assisti, que acreditem, são muitos! No geral acredito que meus posts vão sim ter spoilers, pois terão um resumo do enredo da história assim como também a minha opinião sobre o que li ou assisti.

Acho que é isso. Sejam bem vindos e até depois!